Mechs vs Minions é um boardgame baseado no universo do conhecido jogo de videogame League of Legends. Nele somos um dos quatro personagens, (ou Yordle, usando a linguagem do game) disponíveis, que controlam mechas meio malucos criados por nosso professor mais maluco ainda com o objetivo de impedir ataque de minions, explosões de bombas e várias outras missões.

Diferente do jogo de videogame que é um MOBA ( Multiplayer Online Battle Arena) – algo como uma mistura elementos de ação, estratégia e RPG – Mechs vs Minions é um jogo cooperativo baseado em campanha, onde conforme vamos evoluindo, novas regras, mecânicas e habilidades vão surgindo. Por isso não vou poder entrar em muitos detalhes para não dar spoilers!

A principal mecânica, e que você já descobre na missão tutorial, é a de movimento programado. Cada mech possui uma trilha de programação que você coloca cartas de ação, e que depois todos executam em sequencia. Existem cartas de movimento, cartas que rotacionam o mech e cartas de ataque.

No começo pode parecer simples, mas tudo precisa ser muito bem calculado para que um mech não atrapalhe o outro no cumprimento da missão, por isso ele é um coop mesmo! Se um não se entender com os companheiros nada vai dar certo.

Some a isso o fato de que a cada vez que seu mech sofrer um dano, uma carta de avaria é retirada e o efeito é inesperado, deixando seu mech mais maluco ainda, te obrigando a mover, a girar, reordenar sua linha de comando, etc. E enquanto você não arrumá-lo ele vai continuar te atrapalhando, o que pode deixar seu mech descontrolado, tornando a missão caótica, o que é muito legal.

Além das missões que já vem no jogo, novos desafios podem ser pegos no site da Riot. A produção é espetacular com dezenas de minis dos minios e com os mechas pintados (bem pintados! Não aquela coisa feia tipo Mage Knight), componentes em metal e outras coisinhas que não posso falar ainda. A caixa é enorme!

As regras são muito simples e o ele tem um grau de dificuldade e de estratégia muito bom pelo tipo de jogo e publico que ele foca, e a diversão é certa durante as missões. Pena ser um jogo caro e só é vendido pela própria Riot e em ‘ondas’, mas tente garimpar um usado por aí que vale a pena!