Fala galera, tudo bem? Dessa vez resolvi falar daquele que, pra mim, é um dos melhores jogos que usam a mecânica de alocação de trabalhadores que conheço: Russian Railroads.

Nele somos magnatas que devem construir três grandes ferrovias, dentre elas a famosa Transiberiana que tem mais de 9 mil quilômetros e cruza OITO fusos horários, promovendo assim a industrialização pelo interior da mãe Rússia.

partida rolando

O jogo é bem rápido de ser explicado já que ele é uma alocação de trabalhadores clássica, ou seja: coloca seus trabalhadores em um espaço de alocação no tabuleiro central e executa a ação correspondente, porém os melhores e mais baratos espaços são poucos e por isso muito disputados então há uma decisão estratégica bem alta durante seu turno.

Basicamente existem seis areas de alocação no tabuleiro central a saber: a area de construção de trilhos, onde voce amplia o tamanho das suas ferrovias; a area de industrialização, onde voce avança na trilha de industrialização; a área de locomotivas e industrias, onde você aumenta o alcance das suas ferrovias e da sua trilha de industrialização; a área de definição da ordem do próximo turno; a área de ações especiais, que lhe permite recolher moedas, recrutar trabalhadores temporários e ganhar marcadores de pontuação dobrada de trechos da Transiberiana; e a área dos engenheiros.

parte do tabuleiro central

Cada turno se resume a alocação alternada de trabalhadores pelos jogadores e assim que todos passarem ocorre uma fase de pontuação e aí é justamente o ponto alto do jogo. No primeiro turno sua ferrovia vai ser pequena e suas locomotivas terão pouco alcance, então você deve marcar um dois ou três pontos, mas conforme o jogo avança voce começa a evoluir e sua pontuação aumenta de forma exponencial terminando o jogo com mais de trezentos pontos! Isso passa mesmo a sensação de um trem acelerando até atingir o seu ápice.

A área dos engenheiros é um ponto a ser destacado. Cada engenheiro funciona como uma nova area de alocação que executa ações mais fortes que as fixas do tabuleiro. A cada turno um novo engenheiro surge e sua ação fica disponivel a todos, porém, com o avançar do jogo eles ficam disponiveis para contratação e uma vez contratado passam a ser uma area de alocação exclusiva para seu dono. Assim que o último engenheiro ficar disponivel para contratação é disparado o último turno do jogo.

alguns dos engenheiros

Outros pontos a destacar: cada moeda no jogo conta como um trabalhador e só há um local no tabuleiro para consegui-las, por isso é um recurso muito escasso além de ser a única forma de conseguir contratar os engenheiros; os engenheiros são vitais para a vitória, pois alem de dar espaços mais fortes de alocação dão muitos pontos ao final do jogo; ser o primeiro jogador é bem importante, por isso não de bobeira; será bem dificil concluir todas as ferrovias, então trace sua estratégia com cuidado, já que algumas dão mais pontos por turno e outras ajudam a desbloquear os bonus e objetivos mais rápidos; calcule bem as fabricas que vai adquirir e a hora certa de avançar na trilha de industrialização para disparar aquele combo matador!

É isso aí galera, agora é só chamar seus camaradas acelerar Rússia adentro e tomar aquela vodca pra comemorar!

всем обнять.