Já disse em um outro review que adoro jogos onde no final do seu turno voce fica com a sensação de “poxa, queria ter feito só mais uma coisinha…”. E é exatamente isso que acontece em Rococo, um jogo de Matthias Cramer, Louis & Stefan Malz onde somos empresários do ramo de corte e costura responsáveis por fornecer os melhores trajes e atrações para o grande baile de gala do Rei Luís XV.

O tema não é lá muito chamativo, mas as mecanicas se encaixam muito bem a ele. São elas: gestão de mão, colocação de peças, deck building, set collection e controle de área.

Rococo é um euro clássico que acontece com um número fixo de sete rodadas e que no final vence aquele que pontuar mais baseado em uma pequena “saladinha de pontos”, ou seja, não basta focar sua estratégia em um só lugar, tem que dar uma diversificada.

tabuleiro de jogo

No começo do seu turno voce deve escolher três cartas do seu deck de compra e são elas que irão nortear suas ações, existem três tipos de cartas disponiveis que representam o nível dos seus alfaiates, os mestres, os funcionários e os aprendizes. Algumas ações do jogo são proibidas para os aprendizes e outras exigem a presença de um mestre, por isso a gestão dessa mão é importantíssima.

As ações disponíveis são: Pedir o favor da rainha, que faz com que lhe garanta o benefício de primeiro jogador na proxima rodada ou três pontos se já for a última rodada. Adquirir recursos, que permite comprar seda, renda e linha para poder confeccionar os trajes. Fazer um traje disponivel, comprando um molde e gastando os recursos necessários – ao fazer um traje voce pode vende-lo imediatamente para conseguir dinheiro ou alugá-lo para um convidado do baile, aumentando sua influência em um dos salões do palácio. Financiar uma atração do baile, como uma fonte, a queima de fogos, estatua ou um músico. Contratar um novo trabalhador. Liberar um trabalhador – essas duas últimas ações determinam sua estratégia de deck bulding.

cartas de ação

Conforme o jogo avança, as cartas de funcionário vão melhorando, então pode ser interessante tentar ser o primeiro jogador nas últimas rodadas.

Perceba que mesmo com um leque de seis opções de ação, voce começa a rodada com apenas três cartas na mão, então seu planejamento precisa ser cuidadoso, além do que, alguma ação do adversário pode te bloquear e quebrar completamente sua estratégia inicial o que pode gerar um pouco de analysis paralysis que, na minha opinião, deixa o jogo ainda mais legal.

Apesar das regras simples e opções de ações bem claras, a dinâmica de estratégia e a diversidade de formas de se pontar, talvez faça com que Rococo não seja um jogo tão leve, mas vai certamente agradar aqueles que curtem um euro de médio pra cima.

Então, ajuste sua agulha, coloque seu dedal, prepare-se para o baile e viva o período Rococo.