Eu gosto muito de jogos com tema de ficção cientifica, acho que metade do meu top 10 são jogos com esse tema, e Eclipse certamente é um dos melhores que já joguei.

Eclipse é um daqueles jogos chamados 4X, termo que surgiu nos jogos de video-game e que significa que você tem como objetivos eXplorar, eXterminar, eXpandir e eXtrair.

E é exatamente assim que Eclipse rola! No seu turno, você pode explorar novas regiões do mapa, abrindo tiles e os posicionando da forma que achar mais adequada, pode colonizar essas regioes, extraindo recursos que aumentam seu income financeiro, tecnológico ou de minérios, pode ainda expandir sua civilização investindo em novas tecnologias e construir e melhorar suas naves se preparando para exterminar seus adversários ou as naves anciãs, nativas de algumas regiões.

Tabuleiro central

Mas ele é euro? Se você considerar um jogo euro como um jogo com foco em estratégias de longo prazo, administração de recursos e diversas forma de pontuar ele pode ser considerado sim um jogo euro, já que a administração dos seus recursos, principalmente o financeiro é um dos pontos chaves do jogo pois determina até o número de ações que você vai conseguir fazer na rodada. No começo, suas naves são fracas e dificilmente você conseguira vencer uma batalha e é aí que entra a questão do planejamento de longo prazo, onde você evolui sua arvore tecnológica para poder melhorar e equipar suas naves. Praticamente tudo dá ponto no jogo, os planetas que você colonizou, a sua evolução tecnológica, suas batalhas, seus acordos diplomáticos a raça que você escolheu…

Partida rolando

Mas ele é um ameritrash? Se você acha um jogo ameritrash por ele ser temático, ter dependência de sorte e ter alta interação entre os jogadores então ele também é ameritrash, pois o tema de ficção cientifica é muito presente, os combates são definidos em rolagem de dados e existe uma interação grande entre os jogadores já que existe ação de diplomacia e o combate direto é muito incentivado, já que até os derrotados em um combate pontuam.

O mais importante, e o que realmente importa, é que Eclipse é um jogo espetacular, que você precisa jogar, talvez por conseguir juntar o melhor desses dois mundos.

E você o que acha do Eclipse? Deixe sua opinião aí nos comentários.