Brass é a obra prima de Martin Wallace e um dos melhores jogos econômicos que já joguei.

Ele nos traz a epoca da revolução industrial na Inglaterra em duas eras, a era dos barcos e a dos trens e é assim que o jogo acontece.

Basicamente, somos industriais que produzem algodão e devemos vende-los ao mercado. Para isso precisamos construir, alem das próprias fabricas, uma rede de distribuição que leve esse algodão ao mercado, seja de barco ou seja de trem, bem no estilo Martin Wallace.

Sem esquecer que pra fazer essa máquina toda girar é preciso carvão e ferro e porque não os produzir e atender também essa demanda do mercado?

partida rolando

O jogo acontece em turnos, onde em cada turno você executa apenas duas ações, sempre jogando cartas da sua mão, por isso, talvez a principal mecanica desse jogo seja a gestao de mão. Uma era finaliza quando todas as cartas do deck são jogadas e entao ocorre uma fase de pontuação.

Justamente por fazermos apenas duas ações no nosso turno, elas precisam ser muito bem pensadas e sempre deixam aquele gostinho de “queria ter feito só mais uma coisinha”, o que é muito legal!

Como todo bom jogo econômico, a grana é curta, por isso você não vai escapar de pedir empréstimos ao banco para investir na sua empresa, não tenha medo de fazê-los! (Os juros não são tão altos quanto os dos nossos bancos).

A ordem do proximo turno vai depender de quanto dinheiro você gastar no turno atual, então até nisso o fator econômico está presente como elemento estratégico do jogo.

Mesmo não sendo um jogo leve, as regras são poucas e faceis de ensinar, já que só existem cinco ações possiveis no jogo, a saber, construir um predio, construir um canal ou trilho, evoluir suas construções, vender seu algodão ou pegar um emprestimo.

tabuleiro de jogo

Brass Lancashire é uma nova implementação do antigo Brass, com algumas pequenas mudanças de regras e uma nova arte, onde saem os tons pasteis da antiga versao e entra o tom escuro e esfumaçado que representa melhor o clima da Inglaterra na época.

Junto com ele foi lançado também o Brass Birmingham, que traz novos tipos de indústria, como uma cervejaria (hummm!), mas vamos deixar para outro review.

Se você ou seus colegas de mesa gostam de jogos econômicos, Brass é um jogo obrigatório.