Você gosta de boardgames? Tem que jogar Rebellion!

Você gosta de Star Wars? Tem que jogar Rebellion!

Agora se você é como eu, apaixonado pelos dois, tem que dar um jeito de ter Rebellion na sua coleção.

Rebellion é o jogo definitivo de Star Wars!

Tudo da trilogia clássica está lá. Os sistemas planetários, os personagens e até a mecânica e a estratégia de jogar tem a ver com a história de Star Wars.

Rebellion é um daqueles jogos de “esconde-enconde”, “caça ao rato”, ou posicionamento secreto como é chamada a mecanica oficialmente. E, assim como nos filmes, claro que os rebeldes estão escondidos do império em sua base secreta (será que estão em Yavin 4?)

O jogo desenrola em turnos onde você designa personagens icônicos da saga para cumprir missões, movimentar suas tropas ou atacar, até que um dos lados vença. A Aliança Rebelde vence espalhando seus ideais pela galaxia e sobrevivendo à ameaça Imperial, mantendo escondida sua base secreta. Já o Imperio vence se achar e acabar com a base da escória rebelde!

tabuleiro de jogo

A primeira impressão que dá é de um desbalanceamento para o lado do Imperio, já que eles começam com muito mais unidades em jogo. Mas a ideia é essa mesma, o Imperio é muito poderoso e seria loucura encará-lo de frente numa investida militar logo de cara, por isso, os rebeldes devem usar táticas de guerrilha, como sabotagem ou “bater e correr” para vencerem o jogo.

Em alguns turnos existem fases de recrutamento de novos personagens e produção, onde você coloca novas unidades em sua linha de montagem com a finalidade de aumentar seu exército.

Existe ainda projetos que permitem você evoluir suas unidades, como construir uma nova Estrela da Morte ou ativá-las para destriuir um planeta completamente (será esse o fim de Alderan?).

O Imperio ainda manda, a cada turno, sondas para investigar planetas e descartar a presença da base rebelde por lá.

Os combates são resolvidos por dados que são rolados baseados nas unidades e personagens presentes e ocorrem em dois ambientes, em terra e no espaço.

Rebellion é um jogo para DUAS pessoas, existe uma variante para quatro pessoas, mas não caia nessa roubada. (“Luke, it’s a trap”).

Além dessa restrição de números de jogadores, Rebellion é um jogo que tende a ser demorado (umas 3-4 horas) e caro, já que a produção da Fantasy Flight é espetacular e o jogo tem mais de 160 miniaturas! Por isso a minha dica é: faça como eu, encontre um amigo que adore bgs e Star Wars, comprem o jogo juntos e sejam felizes!

Mande Chewbacca para uma batalha em Kashyyyk ou Boba Fett congelar Han Solo em carbonita, torça pra dar tudo certo, e que a Força esteja com você.