Imagine que você recebe uma mensagem do futuro dizendo que a terra sofrerá o impacto de um asteroide e que você deve se preparar para evacuar seu povo. E para te ajudar nessa tarefa, estão dispostos a te mandar do futuro especialistas e recursos.

Imagine tambem que o mundo atual em que você vive já sofreu um impacto semelhante no passado que fez com que o planeta se torna-se praticamente inabitável e dividiu a população em quatro grupos de ideologias diferentes.

Esse é o pano de fundo de Anachrony, um jogo de alocação de trabalhadores diferente de todos os outros que já joguei.

partida rolando

O objetivo do jogo é coletar pontos de vitória e atingir as condiçoes mínimas exigidas para evacuar seu povo após o impacto do asteroide.

O ambiente do jogo se divide entre o seu tabuleiro individual, onde você constrói projetos ou superprotejos, para criar uma engine de recursos e pontos individual, e um tabuleiro central, onde possui, dentre outros, o centro da cidade, a mina e o conselho. Nesses locais existem espaços de alocação onde você obtém recursos, recruta trabalhadores, faz pesquisas cientificas e trocas. O problema é que o tabuleiro central representa uma área do planeta praticamente inabitável e para mandar seus trabalhadores para lá, você precisa equipá-lo antes com “exotrajes”, que, por sua vez, precisam ser energizados.

tabuleiro individual

Além dessa questão de gerenciar quantos “exotrajes” energizar no seu turno, existe também um fator importante e muito legal que é fato de que no fim do seu turno, a maioria dos seus trabalhadores voltam cansados e precisam dormir! Então no seu proximo turno você precisa acordá-los para poder usá-los novamente. Existem duas formas de acordá-los, na “base da força”, onde você perde respeito em uma trilha de pontos, ou de forma “suave” onde você gasta uma ação e água, mas sobe na trilha de respeito.

Existem quatro tipos de trabalhadores especializados em Anahcrony, os engenheiros, os cientistas e os gênio, que são como coringas. Alguns espaços de alocação fornecem benefícios conforme o tipo de trabalhador que voce usa, enquanto outros espaços exigem certos especialistas.

Além de tudo isso, ainda falta a cereja do bolo de Anachrony que é a viajem no tempo! Durante o inicio do seu turno, você pode obter recursos ou trabalhadores do futuro para ajudar na sua trajetória, porém, lembre-se que nos próximos turnos você deverá voltar naquele tempo para devolvêlos, por que senão irá criar uma anomalia temporal que pode trazer consequências devastadoras.

O modo básico do jogo acontece em sete turnos e ente o quarto e quinto turno acontece a queda do asteroide que libera a evacuação e limita o uso dos espaços do centro da cidade. Ele possui ainda o modo avançado do Juizo Final e uma expansão que transforma os “exostrajes” em miniaturas e acrescenta mais alguns modos de jogo.

E é por tudo isso que considero Anachrony sensacional e uma das maiores experiências em jogos de alocação de trabalhadores dos boardgames.