Crusaders é um jogo onde somos cavaleiros medievais tentando levar a palavra da igreja pelo mundo (geralmente pela força).

Além de mecânicas bem conhecidas como movimento em grades, influência de área, rondel e jogadores com diferentes habilidades, ela resgata uma das mais antigas mecânicas da história dos boardgames, a mancala. Estudos mostram que jogos com mancala surgiram entre os séculos V e VI.

Temos jogos modernos consagrados que se utilizam dessa sistema, como Five Tribes e Trajan, porém, em Crusaders, a ação que você executa é a do início do rondel, e não a do final como nos outros, e a força da ação vai depender da quantidade de elementos nesse ponto de origem, por isso, o gerenciamento dessa mancala é o coração do jogo.

tabuleiro central

Existem cinco ações possíveis no jogo: a de viajar, onde você movimenta seus cavaleiros pelo tabuleiro; a de construção, onde você coloca prédios do seu tabuleiro individual em jogo, como castelos e fazendas, liberando assim benefícios por prédio construído; influenciar, onde você ganha diretamente pontos de influência, que no jogo são os pontos de vitória; recrutar, onde você aumenta sua força de combate, e, finalmente, a ação de cruzada, que é onde você soma sua força de combate para eliminar os infiéis em nome de Deus (não é a toa que o subtítulo do jogo é “Seja feita a Tua vontade”).

Além dessas ações, existe a possibilidade de, no seu turno, atualizar o seu rondel, deixando assim a possibilidade de se fazer mais de uma ação nos seus próximos turnos e redistribuir os elementos de sua mancala.

a mancala

A escolha da sua facção inicial muda alguns parâmetros iniciais e regras de gerenciamento da sua mancala, o que aumenta a sua rejogabilidade.

O jogo, apesar de muito estratégico, já que a força das suas próximas ações vai depender da sua decisão atual, o que gera um pouco de analisys paralisys, é muito fácil de ensinar e, em cerca de quinze minutos, todos já estarão aptos a jogá-lo, o que o torna um jogo extremamente elegante.

tabuleiro do jogador

A produção da versão kickstarter do jogo é belíssima, com opção de meeples em madeira e miniaturas de plástico para seus cavaleiros e construções, além da excelente qualidade dos demais componentes e um tabuleiro dupla face, em que no verso temos um mapa menor para um jogo com duas pessoas.

Chame seus amigos, rache sua cuca, gerencie a sua mancala e “Seja feita a Tua vontade”.